Doenças e Afecções do quadril

Diversos

Artrose:

Doença degenerativa crônica que resulta na destruição da cartilagem,diminuindo espaço articular e formação óssea excessiva(osteófitos)é a principal indicação de cirurgia do quadril e acomete cerca de 10% da população mundial.

 

Artrite Reumatoide

É uma doença inflamatória crônica, auto-imune, normalmente simétrica, que pode acometer várias articulações.

 

Artrite Septica do Quadril

É uma Infecçao da articulaçao do quadril, normalmente por bactérias.O diagnostico Precoce, a intervenção precisa e eficiente, são os principais fatores prognosticos nessa doença.

 

Epifisiólise

É ; uma doença na area do crescimento do fêmur proximal que propicia o escorregamento do colo femural em relação a cabeça do fêmur.

 

Displasia do Desenvolvimento do Quadril (DDQ)

O DDQ ou tambem conhecida como luxação congênita, consiste na perda da relação normal entre acabeça femoral e o acetábulo, o que determina uma formaçao anormal destas estruturas ósseas.

 

Osteonecrose da cabeça do Femur

É uma doença progressiva, que acomete individuas entre a terceira e quinta década de vida e que,em geral,leva a destruição articular.

 

Sindrome do Impacto Femoro-Acetabular(IFA)

É uma doença cuja patogênese começou a ser estudada recentemente e consiste de forma geral, numa alteração da morfologia da cabeça femoral,do acetábulo ou ambos, o que conduz ao impacto anômalo entre esses ossos.

 

Sindrome de Piriforme

É uma doença causada pela compressão do nervo ciático devido a alargamento, inflamação ou variação anatômicas do músculo piriforme.

 

Sindrome da Dor Peritrocantérica

A “Bursite Trocantérica do Quadril” foi descritiva por STEGEMAN,em 1923.Hoje em dia, considera-se que a Bursite não é um problema isolado, mas sim uma consequência ao mau funcionamento dos estabilizadores laterais do Quadril.A síndrome da dor peritrocantérica(GTPS)é caratecrizada pela queixa de dor na face lateral do quadril.

 

Sindrome de Dor Glutea Profunda

A dor Glutea é um sintoma freguente associado à radiculapastia secundaria a doença degenerativa da coluna lombo-sacra(lombo-ciatalgia).Outras estruturas anatômicas, fora da coluna, podem ser responsáveis pela compressão nervosa na região glútea, tais como traves fibrosas e variações anatômicas dos músculos piriforme,glúteos e isquiotibiais.

 

Fraturas e Luxações

As principais Fraturas que acometem a região do quadril e merecem a avaliação do especialista, são as transtrocanterianas, fraturas-luxações Do acetábulo e suas sequelas do colo do fêmur.

 

Anquilose do Quadril

A Anquilose ou ausencia de movimento da articulação do quadril, normalmente é secundaria a algumas doenças, tais como:sequelade artrite séptica,espondilite anquilosante entre outras, mas também pode ser após um procedimento cirúrgico,determinado de artrodese.

 

Tumores

Existem Vários tumores que acometem o fêmur proximal e a bacia,benignos e malignos, assim como as metástase de outros sítios.Dependendo do diagnostico existem diferentes formas de tratamento ortopédico, que vão desde a abservaçao até a ressecção radical do tumor.

 

Infecções pós artroplastia

É uma doença de difícil maneja, que precisa para seu tratamento, sobretudo de uma cumplicidade entre médicos e o paciente. As diferentes formas de tratamento são dependentes de vários fatores, mas principalmente do germe causador da Infecçao, tempo de infecção, presença ou não de falha óssea, padrão nutricional desses pacientes.

 

Doença de partícula

É uma doença que na maioria dos casos não apresenta sintomatologia, mas deve sempre ser avaliada pelo especialista. Pacientes que foram submetidos á artroplastia do quadril, qualquer que tenha sido o motivo e apresentam sinais radiográficos de afrouxamento da prótese, caso não sejam acompanhados pelo especialista, pode levar a situação desastrosas, como fratura femoral, perda progressiva de estoque ósseo.

 

Miscelânia

Outras Doenças que fazem parte do consultório do especialista são as fraturas por osteoporose transitória do quadril, artrose em pacientes com doenças de Paget, musculotendíneas, osteíte púbica.

 

 


voltar